Principais Impostos e Obrigações Contábeis para Empresas de Tecnologia: Guia Completo
No dinâmico setor de tecnologia, as empresas enfrentam uma série de impostos e obrigações contábeis
Preparamos algumas dicas para você saber como manter o cliente sempre em primeiro lugar.
Um levantamento da Fórum Corporation aponta as principais razões pelas quais um cliente abandona uma marca ou um negócio. Segundo o estudo, 70% dos clientes que abandonaram uma marca ou empresa o fizeram por não aprovarem a qualidade do atendimento ou relacionamento.
O consumidor nunca deve sair da empresa ou da sua loja on-line com a impressão de que foi mal atendido. Às vezes, ele já tem esse sentimento mesmo antes de ir à empresa. Pode ocorrer com serviços médicos e clínicas em geral, quando os serviços de marcação e reserva de horários não funcionam bem ou os atendentes tratam mal as pessoas.
O ideal é que o cliente sinta-se respeitado, acolhido, valorizado e ouvido;
Ele deve se sentir especial e importante;
Precisa sentir o desejo de voltar outras vezes e repetir a experiência;
Deve sair motivado a falar para outras pessoas, as quais se tornarão novos clientes, e esses trarão outros, num ciclo interminável de crescimento.
Um bom atendimento não só garante a satisfação do cliente, como também a sua fidelidade.
1- Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos clientes.
2- Cumprimente a todos com um sorriso. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, o que facilita o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.
3- Nunca deixe uma pessoa esperando, principalmente, se o serviço que estiver fazendo não tiver relação com o assunto que o cliente irá tratar. Para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. Há pessoas que aguardam por dois minutos e, depois, são capazes de dizer que esperaram por mais de dez! No entanto, após ter sido inicialmente atendida, a pessoa aguardará com mais calma, naturalmente.
4- Mesmo fora de seu setor, cumprimente a todos. Não só os colegas de trabalho, mas também os clientes. A gentileza não precisa se restringir ao setor de atuação, mas pode (e deve) se estender a toda a empresa. É sempre gratificante para o consumidor ser reconhecido e cumprimentado.
5- Faça com que o cliente sinta-se bem-vindo. Trate-o como alguém importante para a empresa. Comentários agradáveis valorizam a relação, mas nunca fale além do necessário, dê tempo para que ele explique o que deseja.
6- Muitas vezes, o cliente fica inibido diante do atendente, por isso, deixe o consumidor à vontade e preste um atendimento eficiente, orientando-o em sua compra de maneira clara e educada.
7- Nunca, nunca mesmo, dê uma ordem ao cliente. Ninguém gosta de ouvir algo como “o senhor precisa assinar aqui”. Uma expressão cordial tem mais valor: “por favor, o senhor poderia assinar nesta linha?”
8- Expressões negativas tendem a criar um clima negativo. O ideal é evitar expressões como: “não pode”, “está errado”, “não deve”.
9- Nas informações prestadas ao cliente, a verdade é extremamente importante. Mesmo sendo desagradável, é preferível assumir uma falha a passar ao cliente a impressão de que esconde informações.
10- Fique atento a qualquer reclamação, queixa ou sugestão vinda do cliente e encaminhe-as ao superior imediato para verificação.
11- Diante de um cliente autoritário, que acha que é dono da verdade, tente usar toda sua habilidade para atendê-lo da melhor forma e para contornar qualquer mal entendido. Caso perceba que uma determinada situação pode piorar, procure ajuda de seu supervisor ou gerente.
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